Características da Raça

Personalidade

Gato Siberiano – Irvin Rossity com seu brinquedo

O Gato Siberiano é um amigo leal e próximo da família. São inteligentes e resolvem problemas com facilidade.

Eles possuem alguns comportamentos parecidos com os cães, como seguir o dono pela casa e o acompanhar nas tarefas. 

Afetuosos e alegres, eles adoram brincar de caçar brinquedos e de esconde-esconde, mas também são ótima companhia para assistir as suas séries favoritas.

Apesar de grandes, são extremamente delicados. O gato siberiano nunca será agressivo ou irá arranhar ao ser pego no colo. Embora não apreciem tanto, eles aceitam colo numa boa.

Destemidos e descontraídos, pouco perturba a sua calma natural. Eles parecem saber quando são necessários para apoio psicológico e passar o tempo com a pessoa que precisa desse apoio. Se adaptam facilmente com crianças e outros animais.

Podem aprender a caminhar de coleira ou à andar de carro. São exímios saltadores e extremamente habilidosos. Dificilmente um gato siberiano irá quebrar objetos na sua casa.

São independentes, mas não gostam de ficar sozinhos por longos períodos. Eles apreciam a companhia de humanos e de outros animais.

Porte Físico

Siberianos são gatos projetados pela natureza para sobreviver. O casaco impermeável no pescoço e as patas com tufos de pelo, são próprios para as condições extremas da Sibéria.

Gato Siberiano – SC FIN* Amurin Esra, DVM

São considerados gatos gigantes, assim como os Maine Coons e Noruegueses da Floresta. Um macho adulto pode pesar até 9 quilos sem ser obeso.

Eles possuem uma ossatura maciça, com a cabeça e contornos corporais arredondados. O seu amadurecimento completo pode demorar até 5 anos, sendo que as fêmeas são menores do que os machos.

O seu pelo é semi-longo, porém no inverno a pelagem em volta do pescoço fica um pouco mais longa, criando um colar de proteção contra o frio. Nas estações mais quentes, o siberiano perde o colar.

Todas as cores de pelagens são aceitas, com exceção das cores chocolate, lilás, canela e fulvo(palha). Também é aceito o padrão “colorpoint”, que é classificado atualmente como a raça Neva Masquerade pela Federação Felina Internacional – FIFÉ.

A cor dos olhos varia do dourado até ao verde, com todos os tons intermediários permitidos. Também podem ter um olho de cada cor e os Nevas possuem olhos azuis.

O padrão da raça é similar em todas as federações de gatos domésticos do mundo. Como CFA, TICA, WCF e FIFÉ.

 

Voltar

 

 

 520 total views,  1 views today