Saúde e Cuidados

Saúde e Cuidados

Siberianos são robustos e saudáveis. Por ser uma raça natural, não existem doenças genéticas específicas associadas à raça.

Entretanto, assim como em outras raças gigantes, alguns siberianos podem ser propensos à desenvolver HCM (Cardiomiopatia Hipertrófica) principalmente em linhagens com alta endogamia. Criadores responsáveis retiram esses gatos da reprodução, para que não haja risco para os futuros filhotes.

Siberianos são gatos fáceis de cuidar. A sua pelagem apesar de densa, não tem tendência a criar nó, por isso, uma escovação semanal é o suficiente. Somente em época de troca a escovação deve ser diária.

O banho raramente é necessário, o que é positivo, já que a pelagem à prova d’àgua dificulta que o shampoo e a água penetrem no pelo de forma eficaz.

É indicado escovar os dentes regularmente para prevenir a doença periodontal. O ideal seria diariamente, mas uma escovagem semanal já é positivo.

Também é necessário o corte (cuidadoso) das unhas ocasionalmente.

Alimentação

Recomendamos ração super premium da Royal Canin

Visando manter a boa saúde do gato Siberiano é primordial oferecer-lhe uma excelente alimentação. Deve ser disponibilizada uma ração de alta qualidade (Super Premium), que pode ser complementada com sachês e ocasionalmente com carne natural de frango ou peixe.

A água deve ser sempre fresca e oferecida preferencialmente em fontes de barro ou cerâmica, pois esses materiais não liberam resíduos.

 

Voltar

 

 

 358 total views,  1 views today